Get the Flash Player to see this player.
 

Visitantes

mod_vvisit_counterHoje45
mod_vvisit_counterOntem137
mod_vvisit_counterEsta semana316
mod_vvisit_counterSemana passada1043
mod_vvisit_counterEste mês4082
mod_vvisit_counterMês passado3023
mod_vvisit_counterTodos142618

Online (20 minutes ago): 6
Your IP: 3.235.77.252
,
No
Gastronomia

 

Na freguesia de Conceição, à semelhança de outras freguesias do arquipélago, são confeccionados pratos deliciosos e típicos da região, que são a delícia e a perdição dos turistas. As iguarias da região são os chicharros na sertã, com bolo de sertã, canários e fervedouro. Eis algumas receitas:

 

Bolo de Sertã

Ingredientes:

2kg de farinha de milhos

250g de farinha de trigo

1 Colher de sopa(mal cheia) de sal

 

Preparação:

Peneira-se a farinha de milho para um alguidar de barro vidrado. Põe-se a ferver 1 litro de água com sal. Vai-se deitando esta água a ferver sobre a farinha e mexendo com uma colher de pau. No fim, não se obtém uma mistura homogénea. Para arrefecer, espalha-se a massa e polvilha-se com a farinha de trigo. Quando a temperatura da massa o permitir, amassa-se tudo de modo a adquirir uma massa uniforme, bem ligada e dura. Se for necessária, acrescenta-se um pouco mais      de água morna. Com esta massa, modelam-se bolas do tamanho de laranjas grandes.

 

Põe-se a sertã de barro no lume e, quando deitar farinha de milho se esta alourar imediatamente, coloca-se uma bola de massa na tábua de madeira, polvilhada com farinha de milho e, com a mão molhada em água fria, espalma-se a massa de modo a adquirir um círculo com a espessura de um dedo. No centro de cada bolo faz-se um buraco com o dedo, para permitir uma melhor cozedura dos bolos.

 

Deixa-se o bolo escorregar para a sertã e quando estiver ligeiramente louro, vira-se com a ajuda de uma espátula, deixando cozer do outro lado.

 

Estes bolos devem ser comidos quentes e acompanham diversos pratos, podendo, no entando, ser comidos só com manteiga.

 

Canarinhos

 

Ingredientes:

(4pessoas)

16 canarinhos

3 dentes de alhos

Pimenta

Malagueta

1 colher de sopa de vinagre

1 dl de vinho branco

Sal

Óleo para fritar

 

Preparação:

Depenar os canarinhos e chamuscar a penugem. Retirar as tripas, e depois lavar e enxugar os canarinhos. Picam-se os alhos, juntamente com a pimenta, o sal e a malagueta. Mistura-se o vinagre e o vinho branco. Untar os canarinhos com este preparado e deixa-se ficar, assim, durante algumas horas. Depois fritam-se os canarinhos em óleo, e deixar alourarem de todos os lados. Pode-se engrossar o molho com um pouco de fígado .

 

Pão caseiro

 

Ingredientes:

5 Libras de farinha

1 Punhado de sal

2 Carteiras de fermento desfeito em água morna

 

Preparação:

Deve-se amassar tudo, até ficar bem liso e secar as mãos. Fazem-se abas com a farinha durante 5 minutos. Abafa-se e deixa-se levedar. Num toalha polvilhada com farinha, divide-se a  massa em partes iguais e coloca-se numa forma para ir ao forno, durante aproximadamente uma hora.

Conceição não está integrada numa região vinícola demarcada, mas conquistou um lugar de destaque na lista dos mais famosos produtores de bebidas espirituosas, devido ao seu delicioso Licor de Maracujá, cuja a fábrica está instalada na freguesia, como já foi atrás referido. Este licor é um dos produtos regionais mais apreciados, não só no Arquipélago, mas também no continente e estrangeiro, pelo seu magnífico sabor. O senhor Ezequiel Morteira da Silva foi o grande impulsionador deste sucesso, que hoje continua sob a orientação de Eduardo Ferreira.

 

Destaque